14 Segredos das Pessoas com a Autoestima Realmente Equilibrada

O meu último post foi sobre manter a Autoestima Equilibrada (caso não tenha lido, CLIQUE AQUI para ler) e muitas pessoas me escreveram perguntando qual é o grande segredo para manter uma Autoestima Realmente Equilibrada.

O mais interessante disso tudo é imaginar que as pessoas ainda acreditam que ter Autoestima Equilibrada é algo “secreto”, “escondido” e coisas do tipo.

Me peguei, então, pensando em todas as minhas clientes de Coaching que atendi e todas as pessoas que fizeram o Curso Autoestima e mantém a sua Autoestima em ordem e em diversas fontes de estudos e consegui identificar 14 “Segredos” dessas pessoas.

É claro que a nossa vida é permeada por altos e baixos e por este motivo existirão momentos em que poderá ocorrer alguma oscilação na sua Autoestima, mas o fato é que pra quem conhece esses “Segredos” é muito mais fácil e rápido retornar para um estágio de Autoestima equilibrada.

São eles:

1- Seja positiva

Essas pessoas SEMPRE tem uma visão positiva da vida e dos acontecimentos. Evite todo e qualquer pensamento negativo, cada vez que identificar um pensamento negativo substitua imediatamente por um positivo. Somente uma postura positiva e otimista é capaz de trazer bem-estar físico e mental.

2- Enfrente suas sombras

Reconheça seu lado ruim, negativo e faça uma análise do que deseja mudar em você e na sua vida e procure melhorar. Comece mudando sua maneira de se tratar, sendo mais amorosa com você, exatamente como você seria com alguém que ama.

3- Evite as comparações

Ficar se comparando com quem quer que seja não a fará se sentir melhor, pois as pessoas são diferentes, possuem necessidades, desejos e históricos de vidas diferentes. Compreenda que você é um ser único.

4- Reconheça seu valor

Perceba que seu valor enquanto pessoa não pode e nem deve ser baseado na maneira como foi tratada, ainda que isso tenha durado toda sua vida. Não permita mais ser desrespeitada ou maltratada, seja por quem for. As circunstâncias mudam, o seu valor não.

5- Não espere que os outros mudem para ser mais feliz.

A mais importante mudança é aquela que acontece dentro de você! Isso posto não tem o menor sentido acreditar que a mudança por parte de alguém possa ser o motivo para a sua felicidade.

6- Enfrente o medo

É importante lidar e enfrentar o medo que as pessoas ou situações provocam e compreender que a percepção de si mesma está baseada na consequência de fatos que já passaram. Você não pode mudar seu passado, mas pode mudar seu presente e consequentemente construir o futuro que desejar.

7- Evite relacionamentos negativos e/ou pessoas críticas

Receber críticas negativas é pior do que não receber qualquer atenção. Se você convive com alguém que sempre te faz se sentir sem valor algum, afaste-se dessa pessoa.

8- Identifique suas necessidades

O que você espera receber dos outros pode ser aquilo que não recebeu quando criança de seus pais. Não espere receber dos outros o que só você mesma pode se dar. Seja responsável por suas próprias necessidades.

9- Escreva um diário e desabafe tudo nas páginas em branco

Isso ajuda a organizar a mente.

10- Aprenda a aceitar elogios!

E também se faça muitos!

11- Respeite seus limites: aprenda a dizer não sem culpas!

Você tem o direito de dizer não quando não quer algo mas tem o DEVER de dizer não se isso vai contra os seus limites.

12- Respeite sempre seus sentimentos

Seja coerente entre o que pensa, sente e age.

13- Corpo Ok

Se não está contente com seu corpo, mude alguns hábitos, pois se fizer tudo como sempre fez obterá os mesmos resultados.

14- Identifique suas qualidades e não só os defeitos.

Pare de se criticar! Comece a procurar em si mesma o que de muito bom você é capaz de fazer e ressalte essas características para si.

E acredite acima de tudo em você, isso faz toda a diferença!

Comece hoje a escrever uma nova história!

Salua Ghonaim

 

Salua Ghonaim é Co-Fundadora do IBEPP, Coach especializada em Autoconfiança e Autoestima feminina e Trainer (Instrutora) do Curso Autoestima – A Fantástica Fábrica de Comportamentos. 

Tenho um Convite para Você

 

email
Comente esse post

*