6 dicas para superar o medo de falar em público

Entre as muitas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, com certeza, a comunicação assertiva destaca-se como uma das principais aptidões. E não é para menos, para ter sucesso na carreira também é necessário saber expressar-se bem, defender e apresentar ideias de forma clara e concisa.

Para muitos profissionais a timidez é uma barreira para falar em público. Apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição. Entretanto, para não deixar que este medo seja um obstáculo no desenvolvimento da sua carreira, separei seis dicas poderosas. Confira!
Confie em si mesmo - Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.
Conheça bem seu público - Para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer o público. Isso permite falar com mais tranquilidade sobre o tema e usar recursos efetivos (slides, vídeos, gráficos) como apoio à sua mensagem.
Organize sua apresentação - Construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.
Domine o assunto - Conheça bem o tema etreine sua apresentação, quantas vezes for preciso. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático.
Atenção aos erros de português - Além de dominar o conteúdo, é muito importante dominar a forma correta da língua falada e escrita. Erros de português e de concordância verbal devem ser evitados. Para isso, revise seu material antes de apresentá-lo e esteja sempre com a leitura em dia.
Postura e tom de voz - Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante.  Se isso, de início, não for possível, busque uma posição confortável e mantenha seu tom de voz num nível agradável. Nada de ficar curvado, evitar o contato visual ou falar muito alto ou muito baixo.
Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. Comunique-se de forma natural e espontânea, assim, você se sentirá mais tranquilo e confortável durante a apresentação.

 

Após sua explanação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre o seu desempenho. Esse feedback é importante para identificar os pontos fortes e o que pode melhorar para evoluir a cada nova oportunidade de falar em público.
Fonte: Click Carreira
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