A importância da autoavaliação profissional

Já passamos do meio do ano. Para muitos este é um período de férias, de relaxar e curtir um merecido descanso. Para outros, é também o momento oportuno para refletir e avaliar os progressos profissionais até aqui. Se tudo está saindo como planejado, parabéns. Se não, ainda dá tempo de fazer uma autoavaliação e checar os pontos que precisam ser melhorados e terminar 2013 de forma extraordinária.
Certos aspectos são decisivos no processo de construção da carreira que desejamos, uma vez que impactam diretamente em nossa evolução. Neste sentido, destaco alguns fatores como – a possibilidade real de crescimento, a qualidade do ambiente de trabalho e das relações com chefes e colegas, como também a remuneração, e especialmente, a satisfação em exercer suas funções na empresa.
Por isso que esta reflexão periódica sobre sua carreira é fundamental e um excelente apoio para desenvolver ou mesmo colocar em prática seu plano de ações. Deste modo é possível e fazer uma autoavaliação profissional mais assertiva e mensurar os pontos fortes e de melhoria, como também seus resultados.
Neste sentido, veja três dicas poderosas para fazer sua Autoavaliação:
1. Seja honesto - Muitas vezes negar os pontos de melhoria é o que sabota o seu crescimento. É preciso ter a consciência das competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas para agir e evoluir continuamente.
# Se você tiver dificuldades em observar seus pontos de melhoria, peça aos colegas mais próximos e superiores um feedback.
2. Mensure os investimentos em aprimoramento - Quanto do seu tempo e salário você investe em aperfeiçoamento? Sem essa disponibilidade para aprender mais, você corre o risco de se estagnar profissionalmente.
Procure ler mais, e se o dinheiro não está sobrando, busque cursos grátis na internet. Só não deixe de evoluir.
3. Felicidade com seu trabalho - A satisfação com o trabalho é a maior motivação para realizar suas tarefas com eficiência. Se você não gosta do que faz, procure saber se na empresa há vaga no departamento que deseja atuar.
Caso não tenha, busque novas oportunidades em outra organização.
Ao fazer esta autoavaliação é possível compreender melhor as suas motivações e as suas metas profissionais. Esta revisão permite ainda que o profissional se conheça melhor, e com isso, foque assertivamente em alcançar aquilo que deseja para sua carreira.
Faça a sua autoavaliação e boa sorte!

Fonte: RH.com.br

email
Comente esse post

*