O que é Coaching?

Pesquisas conduzidas no setor organizacional demonstram resultados como os abaixo descritos:

. Estudo da Manchester Consulting Inc. entre 1996 e 2000, mostra um ROI (retorno sobre investimento) de 6 vezes sobre o investimento em programas de Coaching.

. Estudo da Metrix Global LLC, uma empresa da Fortune 500, demonstrou um ROI de 529% de um programa de Coaching para desenvolvimentos de liderança, além de benefícios intangíveis significativos.

. No setor público, a comprovação de aumento de produtividade com treinamentos subiu de 22% para 88% quando acompanhados de Coaching pós-treinamento. Melhoria na comunicação, trabalho em equipe, inovação, serviço aos clientes, produtividade, estabelecimento de metas, e efetividade foram resultados detectados após 6 meses de Coaching.

. Coaching de carreira aponta um ROI de 100% e aumento considerável de retenção.

. Pesquisas qualitativas em várias indústrias demonstram os seguintes benefícios: aumento do desempenho individual, aumento de autoconhecimento e autorealização do indivíduo, aumento da satisfação e nível de realização, aumento da abertura ao novo e ao processo de aprendizagem e desenvolvimento, habilidade de usar talentos e o potencial de forma mais efetiva, entre outros.

Existem diversas definições do que é Coaching no mercado, aqui vamos elencar as definições, que, na nossa opinião, expressam melhor o que realmente é Coaching.

Entre os ingredientes da receita do sucesso  os principais são, sem dúvida, ter uma meta bem definida e uma estratégia personalizada de como alcançá-la. Isso só é possível se você souber exatamente quais são os seus valores e conhecer a si mesmo.

Coaching é um sistema de técnicas, ferramentas e metodologias para dar clareza de quem você é, quais são os seus valores, o que você pode melhorar,  como fazê-lo e como resultado desse processo você tem a melhor versão de si mesmo. A pessoa que aplica o processo (o coach) assessora a pessoa que passa pelo processo (o coachee) para que ela possa identificar a melhor solução para suas questões e que possa acessar, amplificar e integrar todos os recursos necessários para que ela atinja seus objetivos.

O processo se dá pautado na metodologia F.A.R.M. (Foco, Ação, Resultado, Melhoria contínua) e sobre três pilares: aprendizagem (as pessoas ao passarem pelo processo aprendem muito sobre si mesmas e sobre a forma como pensam e como atingem resultados), transformação (a medida que a pessoa se percebe melhor ela muda seus pontos de vista e passa a ver o mundo de forma diferente) e assunção de responsabilidades( ao longo do processo de coaching a pessoa acaba assumindo a responsabilidade pela sua vida e chama pra si a responsabimudar suas vidas e deixam de culpar as outras pessoas pelos seus insucessos).

A duração de um processo de coaching é personalizado, porém, geralmente, não ultrapassa 12 sessões e dura de 3 a 6 meses. É realizado através de encontros entre o coach e coachee de 60 a 90 minutos semanal ou quinzenalmente.

É importante ressaltar que o coach deve ser um profissional devidamente habilitado, e os coaches do IBEPP são certificados por entidades com reconhecimento mundial.

Não espere nem mais um dia, AJA, busque o que há de MELHOR e que SEMPRE esteve dentro de você!!!

Contate-nos e agende uma sessão grátis.