Como Falar Bem Em Público?

Saiba como vencer o medo de falar em público com técnicas e métodos eficazes do curso “Falar para liderar”

Falando Bem Em Público

Você quer aprender falar bem me público? Comunicar-se adequadamente é uma qualidade essencial e muito valorizada em diversas situações, principalmente profissionais. A capacidade de se comunicar bem é uma das competências fundamentais para quem deseja se tornar um líder bem-sucedido. Muitos não sabem como usar os gestos e expressões que de fato cativem e transmita a mensagem correta.

Algumas pessoas não dão a atenção devida para o fato de aprimorar a maneira de se comunicar, mas quem sabe usar corretamente as palavras consegue envolver e convencer o ouvinte. Por isso, se faz tão necessário aprender a colocar bem as expressões e usar as palavras certas para que a mensagem seja transmitida com êxito.

Seja para um ambiente corporativo ou situações em que você terá que lidar com o público, o recomendado é que você busque melhorar a sua comunicação para falar bem em público e obter mais sucesso em seu desempenho.

Por que é tão importante saber se comunicar bem para falar em público?

A importância de se comunicar bem em público

Quem sabe usar as palavras de forma correta consegue explicar as ideias, estratégias, e até mesmo defender um ponto de vista tendo domínio também para conversar sobre assuntos informais e formais de maneira mais eficiente.

Uma pessoa que consegue desenvolver a sua ideia se destaque em várias situações, principalmente no mercado de trabalho. É preciso saber expor o seu pensamento e ponto de vista ao se colocar diante do público, isso mostra autoconfiança e domínio do assunto.

É essencial se preocupar com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas, palestras ou seminários, faz toda diferença quando você consegue a atenção do público, e para isso é preciso saber cativá-los. Não use gírias, a não ser que seja apropriado para o tipo de ambiente, use seu vocabulário técnico para as situações certas, tome cuidado pois senão pode parecer chato.

Para trabalhar com o público é importante avaliar a melhor maneira de fazer a mensagem chegar com mais eficácia. Quem trabalha com vendas, pode ter um desempenho acima do esperado quando se comunica bem, pois saberá levar ao cliente as informações com mais clareza, assim como quem faz palestras, eventos, ou para trabalhos de faculdade.

Para algumas pessoas, ter que falar em público é um grande desafio, devido a vergonha, medo e insegurança, mas é possível vencer este problema com métodos e técnicas eficazes. Por isso, buscar um curso de oratória para te ajudar a ter um melhor desempenho quando falar com o público é importante. Ao falar para muitas pessoas, você pode ser questionado sobre uma série de fatores, e sem ter o domínio das palavras e da comunicação a sua apresentação poderá não ter tanto sucesso como você gostaria.

Quais as vantagens de fazer um curso de oratória?

Fazer um Curso de Oratória Tem Suas Vantagens

Falar com segurança, energia e entusiasmo cativa as pessoas. Se você que ter a atenção do seu público é preciso se comunicar muito bem, demonstrando interesse e envolvimento pelo assunto abordado, a forma você fala e se expressa tem grande influência no processo de conquista dos ouvintes.

Se comunicar bem é essencial para diversas ocasiões, seja no trabalho, faculdade, ou lugares quem que você terá que apresentar uma ideia, projeto, ou produtos, falar bem garante que a sua apresentação não seja ignorada ou rejeitada, ao contrário, a boa comunicação garante um enorme sucesso. Em qualquer cargo ou área de atuação, você precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e informações.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, afirma que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, portanto desenvolver a oratória garante um melhor aproveitamento das inúmeras situações organizacionais, sociais e profissionais quando a exposição pública se faz necessária.

Entre as inúmeras vantagens que uma comunicação garante, ampliar o networking é uma das mais importantes, pois com ele você terá a oportunidade de fazer contato com outras pessoas e profissionais. Geralmente pessoas que ministram palestras tem a chance de conhece pessoas de diversas áreas, e muitas chegam até ela, e isso aumenta o networking, mas para que se destacar é preciso ser um palestrante diferenciado para atrair as pessoas e quem se comunica bem sabe atrair e inspirar as pessoas ao seu redor.

No ambiente corporativo ter uma boa rede de contatos é essencial, pois ela te coloca em mais proximidade com pessoas importantes que podem te ajudar ensinar e dar muitas dicas sobre a profissão. Para garantir um bom networking o profissional precisa ser um bom comunicador.

Um curso de oratória promove também que a pessoa vença a insegurança e o medo de se expressar, proporcionando um amento significativo da autoestima.

Conheça o curso de oratória “Falar bem para liderar”

Conheça o curso Falar Para Liderar

Por entender a necessidade de se comunicar bem na sociedade, foi elaborado o curso Falar Para Liderar. Rodrigo Del Busso é o idealizador do curso, além de ser o fundador do IBEPP (Instituto Brasileiro de Excelência Pessoal e Profissional), Coach de Negócios, Consultor de Empresa, Especialista em Comunicação e Empresário com Foco no Desenvolvimento de Lideranças há mais de 7 anos. O curso visa trabalhar as dificuldades que impedem a pessoa de falar ou de se expressar bem em público, com métodos que aprimoram as principais habilidades de comunicação.

O curso ensina a melhor forma de se usar a postura, entonação e gestos adequadamente para falar em lugares com grande quantidade de pessoas. O objetivo das aulas é possibilitar que o aluno argumente e exponha seu ponto de vista com segurança e autoridade principalmente para quem trabalha em cargos de liderança. Num ambiente de trabalho ter uma boa oratória faz com que o profissional se destaque mostrando ter autoconfiança e potencializando a capacidade de liderar.

As técnicas do curso focam no que impede a pessoa de se desenvolver em público, de forma que ela aprende a vencer o medo. Com uma comunicação excelente é possível evoluir muito profissionalmente tendo domínio para fazer apresentações de produtos, palestras, eventos, cursos e treinamentos.

Com o curso “Falar Para Liderar” o aluno aprenderá a:

  • Despertar o sentimento de segurança e tranquilidade ao falar com qualquer pessoa
  • Irá aumentar sua coragem para falar em diversas situações e principalmente em público
  • Elevar sua autoestima
  • Falar com desinibição e naturalidade
  • Técnicas essenciais para conversar com pessoas desconhecidas
  • Falar de improviso para pequenas ou grandes audiências
  • Conversar com desenvoltura para qualquer tipo de público
  • Descobrir o que impede e o que motiva a conversar
  • Planejar e realizar excelentes apresentações
  • Utilizar experiências passadas como uma oportunidade de aprender e ensinar
  • Como usar a postura e os gestos com assertividade
  • Ter mais flexibilidade para conquistar ouvintes
  • Fazer apresentações e palestras profissionais
  • Usar as emoções e sensações a seu favor
  • Criar um ambiente receptivo a suas ideias
  • Ouvir com atenção e realmente entender o as pessoas dizem
  • Modelar comportamentos desejados
  • Aprender, aprimorar e treinar habilidades de oratória

Características do Curso

As turmas são pequenas, de no máximo 12 pessoas, possibilitando o acompanhamento individual dos alunos. As aulas em grupo atendem as necessidades de comunicação em equipes de profissionais e turmas de estudantes universitários.

O curso em grupo facilita a integração em equipes e possibilita debates informais e a troca de experiências.

O ambiente é agradável, descontraído e a interação é estimulada constantemente, ajudando as pessoas mais tímidas a quebrar o gelo e a ter uma comunicação melhor.

Técnicas Desenvolvidas Durante o Curso

Curso Falar Para Liderar

Voz – Volume certo para diferentes circunstâncias, velocidade adequado, ritmo motivador, pausa expressiva, dicção natural e uso correto do microfone.

Vocabulário – Eliminação de vícios e cacoetes, adequação de estrangeirismos, propriedade do vocabulário técnico e cuidados com palavras vulgares para que o aluno use o vocabulário ideal.

Expressão corporal – Eliminação de erros e defeitos, tamanho e propriedade do gesto, posição e alternância do apoio dos braços e das mãos, movimentação recomendada, expressão facial, comunicação visual, postura para falar em pé e sentado.

Ordenação didática da fala – Planejamento de apresentações eficientes, adesão da plateia, conquista e reconquista da atenção, linha de argumentação, quebra de resistência dos ouvintes, organização do raciocínio, estrutura da fala e formas de encerramento.

Credibilidade – Atributos para conquistar a confiança dos ouvintes.

Naturalidade – Desenvolvimento do potencial e das características pessoais.

Emoção – Envolvimento com o assunto e com o ambiente, disposição para transmitir a mensagem.

Carga Horária: 16 hs

 

Quer acabar com o medo de falar em público?

Aja enquanto ainda é tempo e melhore forma de se comunicar agora mesmo!

 

 

 

email
Comente esse post

*